Eventos no Brasil (acadêmicos)

24-04-2014 21:17


A SEaD e o Grupo Horizonte convidam para SIED:EnPED:2014

"Qualidade na educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias"

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Etapa Virtual: 15 a 24 de setembro
Etapa Presencial: 24 a 26 de setembro 
(UFSCar - São Carlos/SP)

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Olá, 

Você participou da primeira edição do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2012.

Agora, queremos convidar você a estar conosco no SIED:EnPED:2014.
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O CONGRESSO

Organizado em duas etapas (virtual e presencial), o SIED:EnPED:2014 tem como tema “Qualidade na educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias”. A proposta é promover trocas de conhecimentos na área e sedimentar o intercâmbio entre instituições e pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre suas experiências em EaD, promovendo parcerias e o debate coletivo sobre a natureza do fenômeno educativo na atualidade.

CHAMADA DE TRABALHOS 17 de fevereiro a 05 de maio de 2014

Poderão ser submetidos trabalhos (pôsteres ou comunicação oral) voltados para a temática da educação a distância (EaD) ou educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. Os trabalhos podem ser selecionados para apresentação somente na etapa virtual ou nas duas fases do evento (presencial e virtual).

Envie seu trabalho. Participe!

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INFORMAÇÕES Conecte-se ao SIED:EnPED:2014

www.sied-enped2014.ead.ufscar.br
sied2014horizonte@gmail.com

 

bed.org.br
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Apresentação

Entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem um universo educacional que talvez seja um dos mais insulares. Dos 800.000 estudantes estrangeiros matriculados em universidades norteamericanas, apenas 9.000 são brasileiros, colocando o país no 14º lugar entre os países de origem desses alunos. 

Já o número de estudantes estrangeiros em universidades públicas brasileiras é de apenas 4.000, quase todos participantes do programa governamental PEC-G do governo brasileiro em apoio a 156 países amigos. Enquanto a Universidade Harvard tem 20% do seu corpo discente composto de estrangeiros, as três universidades públicas paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) têm apenas 2%. 

Com relação a docentes estrangeiros no Brasil, a UFABC lidera com 58 estrangeiros (13% dos seus professores), e a USP com 393 (6.5% do seu total). Os diferentes sistemas internacionais de "ranking" de universidades valorizam a característica de internacionalização porque consideram uma prática que "enriquece o ambiente de ensino", "traz um repertório diversificado de ideias, questionamentos e soluções", e "obriga as instituições a se atualizar e a oferecer novos currículos". 

Por outro lado, o "multiculturalismo" apresenta problemas complexos a serem superados para que a EAD tenha sucesso, como as limitações linguísticas de muitos indivíduos, propostas curriculares engessadas, tradições pedagógicas e comunicativas diferentes, e obstáculos burocráticos, por exemplo: no recrutamento e matrícula de estudantes, na contratação de professores, bem como no reconhecimento de créditos acadêmicos e de diplomas globais. 

A EAD oferece muitas oportunidades para aumentar a internacionalização de instituições de ensino, de treinamento corporativo e governamental, assim como de educação "ao longo da vida". Além de possibilitar o crescimento do corpo discente (aumentar escala), significa atender populações ainda não alcançadas com estudos avançados, mas possuindo acesso às novas tecnologias de informação, como os 4 milhões de brasileiros residentes no exterior atualmente. 

Visualizado, ainda, a possibilidade de ter um fluxo bidirecional regular de via EAD (cursos brasileiros com participantes no exterior, e cursos do exterior com participantes brasileiros), seria possível contemplar os membros das diferentes diásporas no Brasil (portugueses, japoneses, italianos, alemães e árabes, entre outros), com estudos das culturas dos seus antecessores. 

A EAD, em termos internacionais, representa um novo capítulo na educação no Brasil. Estamos engatinhando, mas para um horizonte promissor! 

Prof. Dr. Fredric Michael Litto 
Presidente ABED
 

Prezado pesquisador, Está aberta a Chamada de Trabalhos para o XI ESUD Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância O XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) busca refletir e divulgar o avanço da Educação a Distância (EaD) no sistema público de ensino superior. No ano de 2014 o evento será sediado em Florianópolis, entre os dias 05 e 08 de agosto. Na busca por relações dialógicas, o XI ESUD, apresenta o tema Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática. O propósito da temática é o diálogo interdisciplinar entre diversas áreas, entre elas Tecnológica, Política e Gestão em EaD e Ensino e Aprendizagem. O evento abre uma oportunidade única de divulgação de estudos e pesquisas na área de EaD, em ambiente eminentemente acadêmico, voltado para estudantes de pós-graduação e pesquisadores da área. Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol, devendo atender aos critérios de enquadramento em uma das seguintes modalidades: (a) Artigos Acadêmicos artigos acadêmicos e trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. (b) Relatos de Experiência relatos de experiência originais, inéditos, que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação a Distância ou descrição de desenvolvimento de programas inovadores e contemporâneos. Os artigos devem abordar os tópicos relacionados a pelo menos uma das seguintes trilhas: Trilha 1: Tecnologia e seus usos na EaD Artigos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D); novas tendências em tecnologia, produtos, inovação e soluções de infraestrutura, equipamentos e softwares para a EaD; desenvolvimento e análise de sistemas e ferramentas para EaD; uso de tecnologias digitais de comunicação e informação na Educação. Trilha 2: Política e gestão em EaD: Artigos referentes à pesquisa que envolva a dimensão política, o estudo de processos de gerenciamento, missão e modelos de institucionalização da EaD, bem como aspectos éticos e legais. Trilha 3: Processos de Formação em EaD Artigos que tenham o foco na dimensão pedagógica da formação em EaD e sua relação com as teorias de aprendizagem e com as concepções da ação educativa.Para maiores informações acesse o site do evento
https://esud2014.nute.ufsc.br/

Aguardamos sua participação.

Atenciosamente,

Comitê Científico - XI ESUD

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