Eventos no Brasil (acadêmicos)
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Apresentação
Entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem um universo educacional que talvez seja um dos mais insulares. Dos 800.000 estudantes estrangeiros matriculados em universidades norteamericanas, apenas 9.000 são brasileiros, colocando o país no 14º lugar entre os países de origem desses alunos.Já o número de estudantes estrangeiros em universidades públicas brasileiras é de apenas 4.000, quase todos participantes do programa governamental PEC-G do governo brasileiro em apoio a 156 países amigos. Enquanto a Universidade Harvard tem 20% do seu corpo discente composto de estrangeiros, as três universidades públicas paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) têm apenas 2%.
Com relação a docentes estrangeiros no Brasil, a UFABC lidera com 58 estrangeiros (13% dos seus professores), e a USP com 393 (6.5% do seu total). Os diferentes sistemas internacionais de "ranking" de universidades valorizam a característica de internacionalização porque consideram uma prática que "enriquece o ambiente de ensino", "traz um repertório diversificado de ideias, questionamentos e soluções", e "obriga as instituições a se atualizar e a oferecer novos currículos".
Por outro lado, o "multiculturalismo" apresenta problemas complexos a serem superados para que a EAD tenha sucesso, como as limitações linguísticas de muitos indivíduos, propostas curriculares engessadas, tradições pedagógicas e comunicativas diferentes, e obstáculos burocráticos, por exemplo: no recrutamento e matrícula de estudantes, na contratação de professores, bem como no reconhecimento de créditos acadêmicos e de diplomas globais.
A EAD oferece muitas oportunidades para aumentar a internacionalização de instituições de ensino, de treinamento corporativo e governamental, assim como de educação "ao longo da vida". Além de possibilitar o crescimento do corpo discente (aumentar escala), significa atender populações ainda não alcançadas com estudos avançados, mas possuindo acesso às novas tecnologias de informação, como os 4 milhões de brasileiros residentes no exterior atualmente.

A EAD, em termos internacionais, representa um novo capítulo na educação no Brasil. Estamos engatinhando, mas para um horizonte promissor!
Prof. Dr. Fredric Michael Litto
Presidente ABED
Prezado pesquisador, Está aberta a Chamada de Trabalhos para o XI ESUD Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância O XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) busca refletir e divulgar o avanço da Educação a Distância (EaD) no sistema público de ensino superior. No ano de 2014 o evento será sediado em Florianópolis, entre os dias 05 e 08 de agosto. Na busca por relações dialógicas, o XI ESUD, apresenta o tema Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática. O propósito da temática é o diálogo interdisciplinar entre diversas áreas, entre elas Tecnológica, Política e Gestão em EaD e Ensino e Aprendizagem. O evento abre uma oportunidade única de divulgação de estudos e pesquisas na área de EaD, em ambiente eminentemente acadêmico, voltado para estudantes de pós-graduação e pesquisadores da área. Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol, devendo atender aos critérios de enquadramento em uma das seguintes modalidades: (a) Artigos Acadêmicos artigos acadêmicos e trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. (b) Relatos de Experiência relatos de experiência originais, inéditos, que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação a Distância ou descrição de desenvolvimento de programas inovadores e contemporâneos. Os artigos devem abordar os tópicos relacionados a pelo menos uma das seguintes trilhas: Trilha 1: Tecnologia e seus usos na EaD Artigos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D); novas tendências em tecnologia, produtos, inovação e soluções de infraestrutura, equipamentos e softwares para a EaD; desenvolvimento e análise de sistemas e ferramentas para EaD; uso de tecnologias digitais de comunicação e informação na Educação. Trilha 2: Política e gestão em EaD: Artigos referentes à pesquisa que envolva a dimensão política, o estudo de processos de gerenciamento, missão e modelos de institucionalização da EaD, bem como aspectos éticos e legais. Trilha 3: Processos de Formação em EaD Artigos que tenham o foco na dimensão pedagógica da formação em EaD e sua relação com as teorias de aprendizagem e com as concepções da ação educativa.Para maiores informações acesse o site do evento
https://esud2014.nute.ufsc.br/ Aguardamos sua participação. Atenciosamente, Comitê Científico - XI ESUD